logotipo
Central de Relacionamento Interativo

26/04/2017 17:45

A CRI Genética, empresa líder no segmento de inseminação artificial (IA) no Brasil, lança o SortGate, programa de orientação genética de avaliação de rebanho que traz uma nova metodologia de análise, em que é possível verificar toda a evolução genética do rebanho e traçar um perfil detalhado. A novidade será apresentada durante a Expo Frísia, entre os dias 27 e 29 de abril, no Parque de Exposições de Carambeí (PR), evento referência em genética de qualidade do gado leiteiro.

 Como desenvolvedora de tendências e novas tecnologias a CRI Genética apresenta o SortGate, software considerado uma evolução do programa de acasalamento MAP, também da CRI, que foi concebido com o intuito de melhorar, desenvolver e dar ferramentas para que o mercado pudesse avaliar e selecionar melhor os animais trabalhados. “O banco de dados criado pelo MAP, com informações de toda a Cooperativa CRI, nos trouxe material para ser trabalhado e pesquisado ao longo dos anos, com diferentes tecnologias e metodologias que foram surgindo, como foi o caso do Genoma. Nesse tempo foram avaliadas mais de quatro milhões de vacas e com o cruzamento desses dados, obtivemos uma evolução que resultou no programa SortGate”, explica o gerente de produto leite, Bruno Scarpa Nilo.

Trazendo novas funcionalidades e ferramentas ao mercado, o SortGate torna possível, de maneira mais coesa e correta, avaliar os indivíduos, fazer projeções de novas gerações e avaliar a evolução dos anos passados, por meio da data de nascimento dos animais, pedigree , comparando ano a ano o seu progresso dentro do rebanho e como se deu a melhoria genética. Outras características importantes a destacar são a complementaridade de outros programas e a capacidade de receber dados de vários sistemas de gerenciamento de fazendas, por meio de carregamento de dados (planilha Excel).

“Como resultado nós temos uma visão a fundo do nosso rebanho, analisando e olhando geneticamente como estão os nossos animais, índice por índice, isso levando em consideração o pedigree, a informação genômica, a produção e a reprodução, ou seja, uma informação ampla, correta, concreta e que vai nos dar um fiel resultado do que nós temos dentro de casa. O futuro são programas com essa metodologia, utilizando ferramentas com várias oportunidades e maneiras assertivas de evoluir no nosso negócio e na rentabilidade do processo”, finaliza Bruno Scarpa.

A ferramenta já está disponível para os técnicos da CRI Genética, que farão a inserção das informações sobre o rebanho, rodar o programa e ao fim da inserção e conferência, terão em seguida os relatórios com as análises prontas.   


Voltar


CRI GENÉTICA BRASIL LTDA. Copyright © 2017 Todos os direitos reservados.

Rua Dr. Procópio de Toledo Malta, 145. São Carlos, SP. CEP 13563-002. (16) 3362-3888